Enquadramento histórico

A Clínica
 

 

O primeiro "Gabinete de Radioscopia e Radiologia"  foi criado em 1901, tendo começado a funcionar nos HUC em 1902, sob a direcção do Dr. António Pádua, na altura professor de Propedêutica Médica.

Em 1918 foi criado o "Laboratório de Radiologia e Electrologia" anexo à Faculdade de Medicina sendo seu director o Dr. José Rodrigues de Oliveira.

Em 1926 a Electrologia foi separada da Radiologia, tendo esta secção ficado debaixo da alçada do Professor Egídio Ayres.

O Laboratório de Radiologia da Faculdade de Medicina manteve-se em actividade até aos anos setenta, sendo os seus últimos Directores os Drs. Costa Ramalho e Vieira de Carvalho.

Em data imprecisa, possivelmente na década de trinta ou quarenta foi criado no Edifício da Urgência das velhas instalações dos HUC, no Convento de S. Jerónimo, o designado "RX do Banco", verdadeiro embrião do Serviço de Radiologia dos HUC.

O Serviço de Radiologia, foi ao longo dos tempos, sucessivamente alargando a sua área de existência física, e ao nível dos equipamentos de diagnóstico radiológico. Chegou a incorporar uma sala de radioterapia cujo equipamento foi, em 1973, transferido para o Centro de Coimbra do IPO.

O primeiro equipamento específico para a Angiografia foi montado em Março de 1974, destinado a servir a Hemodinâmica e a Angiografia periférica.

O diagnóstico por ecografia foi possível nos HUC a partir de 1979, iniciando-se em 1980 o uso das técnicas de intervenção eco-guiadas.

Na década de oitenta mudava o nome oficial do Serviço que assumia a designação, actualmente vigente, de "Serviço de Imagiologia".

Dos médicos radiologistas que ao longo desses anos dirigiram o Serviço, apurámos alguns nomes, entre os quais, os do Dr. Joaquim Moura Relvas, Dr. Guedes Pinto e Dr. António Fonseca. Dos anos cinquenta até 1975 dirigiu o Serviço o Dr. Álvaro da Costa Martins e entre 1975 e 1998 foi director o Prof. Doutor Henrique Vilaça Ramos.

Com a mudança dos HUC em 1986 para as novas instalações, o Serviço de Imagiologia encontrou uma área bem projectada e concebida, equipada com a melhor e mais sofisticada tecnologia. Passou a dispor de mesas telecomandadas com intensificação de imagens, de mamógrafo e de Tomografia Computorizada, entre outras técnicas.

A valência de Ressonância Magnética foi introduzida em 1992.